line
line
 
line

erste Seite

wer sind wir

unsere Organisation

Kinderrechtszentrum Interlagos

Landlosenbewegung

Infos

poetische Ecke

schreiben Sie uns!

 

Brasilianische Filme am Internationalen Filmfestival von Fribourg (14. - 21. März 2009)

Filmes brasileiros no Festival Internacional de Filmes de Fribourg - FIFF entre 14 e 21 de março de 2009 - Friburgo - Suíça
 

Verônica

Maurício Farias, Brasil, 2008, offizieller Festivalwettbewerb
Sábado, 14/03/09, 21:00, Cap’Cine 5
Terça, 17/03/09, 18:00, Cap’Cine 5
Quinta, 19/03/09, 12:00, Cap’Cine 5
 

Em “Verônica”, Andréa Beltrão vive uma cansada professora da rede pública em vias de se aposentar. Um dia o aluno Leandro de 8 anos, é esquecido na escola e Verônica decide levá-lo em casa. Chegando ao morro ela descobre que os pais de Leandro foram assassinados pelo tráfico e que procuram o menino, colocando a professora em uma fuga desesperada para proteger Leandro. “Verônica” é a estréia do diretor Maurício Farias (‘O Coronel e o Lobisomem’) com um roteiro original, este também assinado por Bernardo Guilherme.

 
Verônica, eine Lehrerin in einem Vorort von Rio de Janeiro nimmt ihren Schüler Leandro in Schutz, weil seine Eltern von der Mafia ermordet wurden. Eine Verfolgungsjagd im Stil von John Cassavetes Gloria beginnt.

 

 

Babilônia 2000

Eduardo Coutinho, Brasil, 2001
Segunda, 16/03/09, 18:00, Cap’Cine 6
Sábado, 21/03/09, 14:45, Cap’Cine 6
 

Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o reveillon de Copacabana. Durante 12 horas, as câmeras da equipe de filmagens acompanham os preparativos locais para o reveillon, assim como ouve os moradores locais a fim de saber as expectativas deles para o ano 2000 e para que possam fazer um balanço de suas vidas.

 

Die Einwohner von Babilônia, einer Favela an der Copacabana, sprechen am 31. Dezember 1999 von ihren Hoffnungen und Wünschen für das neue Jahr und das neue Jahrtausend. Am Morgen nach dem grossen Fest werden sie erneut befragt.

 

 

Cidade de Deus

Fernando Meirelles, Brasil, 2002
Sábado, 14/03/09, 20:30, Cap’Cine 7
Terça, 17/03/09, 17:00, Cap’Cine 7
 

O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60, e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80. Para contar a estória deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Este, um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas também, inteligente suficientemente para se resignar com trabalhos quase escravos. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, o que foi sua libertação. Buscapé não é o verdadeiro protagonista do filme: não é o único que faz a estória acontecer; não é o único que determina os fatos principais . No entanto, não somente sua vida está ligada com os acontecimentos da estória, mas também, é através da sua perspectiva que entendemos a humanidade existente, em um mundo aparentemente condenado por uma violência infinita.

 

Buscapé träumt davon, Fotograf zu werden. Er erzählt von der alles beherrschenden Kriminalität in der Cidade de Deus, einem Wohnviertel, das in Rio in den 1960er Jahren erbaut wurde, um die Menschen einer abgerissenen Favela unterzubringen.

 


Como nascem os anjos / Wie Engel geboren werden

Murilo Salles, Brasil, 1996
Terça, 17/03/09, 17:30, Cap’Cine 6
Quinta, 19/03/09, 14:30, Cap’Cine 6
 

O bronco Maguila mata sem querer o chefe do tráfico no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Perseguido pelos soldados do tráfico, ele é obrigado a fugir da favela com Branquinha, uma menina de 13 anos que, apesar da diferença de idade, diz ser mulher de Maguila. Na confusão, acabam levando Japa, outra criança, fiel amigo de Branquinha. No meio da fuga, o trio pára na porta da garagem de uma mansão no bairro da Joatinga, onde encontram William, um cidadão americano, saindo para o trabalho. Maguila pede para usar o banheiro, pois, segundo Branquinha, "ele foi tão bem educado pela mãe que não consegue urinar na rua." William pensa que é uma tentaiva de assalto. Uma reação inesperada acaba obrigando o trio da favela a entrar em casa, onde o americano mora com sua filha Julie e a empregada Conceição. Lá, os personagens viram reféns de uma estranha situação que, num crescendo de tensão e nonsense, toma proporções que jamais poderiam prever.

 

Der junge Maguila tötet ungewollt einen Drogenhändler und flieht zusammen mit zwei Jugendlichen. Es kommt zu einer Reihe von Missverständnissen, die in absurde und unkontrollierbare Gewalt münden.

 

 

Estamira

Marcos Prado, Brasil, 2004
Quarta, 18/03/09, 17:00, Rex 3
 

A Estamira que dá nome ao documentário tem 63 anos. Com problemas mentais, ela trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme traça um perfil dessa interessante mulher, colocando em pauta assuntos como a saúde pública, a vida nos aterros cariocas e a miséria brasileira.

 

Das Porträt der 63-jährigen Estamira, einer charismatischen Brasilianerin, die an Schizophrenie leidet. Zusammen mit einer Gruppe älterer Menschen sucht sie auf einer Müllkippe nach Verwertbarem. Sie glaubt an ihre Mission auf Erden.

 
 

Garapa

José Padilha, Brasil, 2008
Sábado, 14/03/09, 17:50, Rex 3
Sábado, 21/03/09, 12:00, Rex3
 

Esqueça as favelas do Rio de Janeiro, os tiroteios e as cenas de tortura. O novo filme de José Padilha, o documentário em preto-e-branco Garapa, fala de um outro tipo de violência que o capitão Nascimento não tem como combater - a fome e a miséria. O diretor vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim seguiu por 30 dias a rotina de três famílias cearenses em situação de “insegurança alimentar grave”, um problema que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Padilha quer mostrar como a fome se manifesta do ponto de vista pessoal das famílias, dando vida a números e estatísticas, para aproximar o espectador de cinema da experiência direta do que é conviver com a miséria. “Quis fazer um filme o mais simples possível, com o mínimo de alegorias e de informações que fossem além da história daquelas famílias”, disse Padilha.

 

Garapa ist der Saft ausgepressten Zuckerrohres, von dem sich die Kinder einer Favela von Fortaleza im Nordosten Brasiliens mangels anderer Nahrungsmittel ernähren. Die Familien leben hier in der bittersten Armut, in einer Art Hölle.

 
 

Juízo / Gericht

Maria Augusta Ramos, Brasil, 2007
Sábado, 14/03/09, 12:10, Cap’Cine 6
Quinta, 19/03/09, 12:10, Cap’Cine 6
 

Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão eo do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares.

 

Die Jugendkriminalität, geschildert von Tätern: Mädchen und Knaben, die am Rande der Gesellschaft und inmitten von Gewalt leben. Wir folgen ihnen in den Gerichtssaal, in ein Resozialisierungsheim und in die Favelas.

 
 

Meninas / Mädchen

Sandra Werneck e Gisela Câmara, Brasil, 2006
Terça, 17/03/09, 15:50, Cap’Cine 5
Sexta, 20/03/09, 15:20, Cap’Cine 5
 

No dia em que completa 13 anos, Evelin descobre que está grávida de seu namorado, um rapaz de 22 anos que acaba de se desligar do tráfico de drogas para o qual trabalhava na Rocinha, Rio de Janeiro, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre. A possibilidade de um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos, quando ela descobriu que estava grávida. Órfã de pai, Luana vive com quatro irmãs e a mãe em uma casa onde só há mulheres. Desde cedo ajuda a mãe a criar as irmãs mais novas, e há meses vinha alimentando a idéia de ter um filho “só para ela”. Edilene não planejou nem evitou sua gravidez. Tampouco o fez sua mãe. Agora, mãe e filha estão grávidas. Edilene espera um filho de Alex, por quem é apaixonada. Alex engravidou ao mesmo tempo sua vizinha, Joice, de 15 anos. Edilene, aos 14 anos e grávida, já vai viver o drama de um triângulo amoroso. Ao longo de um ano a equipe acompanhou o cotidiano destas quatro “meninas-mães”.

 

Sie sind 13, 14 und 15 Jahre alt und schwanger. Zum Beispiel Luana: Nachdem sie ihre Schwestern miterzogen hatte, entscheidet sie sich für ihr eigenes Kind. In der Favela ist die Familie Frauensache, die Väter sind abwesend.

 
 

Notícias de uma guerra particular / Aufzeichnungen über einen privaten Krieg

João Moreira Salles e Katia Lund, Brasil, 1999
Terça, 17/03/09, 12:30, Cap’Cine 6
Sábado, 21/03/09, 17:00, Cap’Cine 6
 

Notícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.

 

Momentanaufnahmen, eingefangen in der Favela Santa Marta in rio, die von Drogenhändlern kontrolliert wird. Die Einwohner leben inmitten eines Krieges zwischen Dealern und Polizisten.

 
 

Ônibus 174

José Padilha, Brasil, 2002
Domingo, 15/03/09, 12:00, Cap’Cine 5
Sábado, 21/03/09, 12:15, Cap’Cine 5
 

O filme trata de um episódio especialmente marcante de violência cotidiana: o seqüestro de um ônibus lotado em plena zona sul (um dos espaços urbanos mais chiques) do Rio de Janeiro. O episódio, ocorrido na tarde do dia 12 de junho de 2000, durou pouco mais de quatro horas. Poderia ter sido apenas mais um ato de violência urbana a cair na vala comum do esquecimento, se não tivesse sido transmitido, ao vivo e em cadeia nacional, para todo o Brasil. Ao todo, 60 milhões de espectadores pararam para assistir ao teatro de violência promovido pelo ex-menino de rua Sandro do Nascimento, então com 22 anos. O rapaz manteve duas dezenas de passageiros sob a mira de um revólver, com o ônibus estacionado na rua e cercado por duas centenas de policiais militares.

 

Am 12. Juni 2000, im Herzen von Rio, nimmt ein junger Mann die Passagiere eines Busses in seine Gewalt und bedroht sie mit einer Waffe. Vier Stunden später kommt es zur Tragödie. Die TV-Kameras filmen alles; das ganze Land schaut zu.

 
 

Rio Zona Norte

Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 1957
Quinta, 19/03/09, 19:00, Rex 3
Sexta, 20/03/09, 12:00, Rex 3
 

Rio Zona Norte conta a história do sambista Espírito da Luz Soares, um homem um tanto quanto desiludido, ao viajar num trem de subúrbio, cai nos trilhos.  Enquanto agoniza, repassa sua vida desde o tempo em que cantava em festas de salão, seus sambas, o sofrimento para tentar gravá-los, o assassinato de seu filho… Uma ambulância chega para socorrê-lo, que continua inconsciente junto aos trilhos. No hospital, Moacir e Honório permanecem juntos a Espírito.  Ele morre e os dois conversam sobre os sambas do amigo.

 

Espírito da Luz Soares, Komponist an einer Samba-Schule, hatte zwei Träume: seine Musik auf Schallplatte zu pressen – doch ein Musikagent stahl sie ihm – und ein kleines Heim für seinen im Pensionat lebenden Sohn zu bauen.

 
 

Santa Marta – Duas semanas no morro / Santa Marta – zwei Wochen in der Favela

Eduardo Coutinho, Brasil, 1987
Segunda, 16/03/09, 12:00, Cap’Cine 6
Quarta, 18/03/09, 12:00, Cap’Cine 6
 

Emocionante documentário de Eduardo Coutinho sobre a vida da comunidade da favela Santa Marta (morro Dona Marta, Zona Sul do Rio de Janeiro). O cineasta registra com sua câmera as mais diferentes situações do cotidiano na favela, colhendo depoimentos dos moradores, das lideranças locais, artistas populares, compositores, policiais, donas de casa, crianças, jovens e adultos. Nenhum tema importante é esquecido: violência policial e doméstica, tráfico de drogas, opressão, associação de moradores, educação, cultura, lazer, imigração, passado, futuro, sonhos, profissões, religião, fé, racismo, preconceitos, casamento, sexo, namoro...

 

Auf dem Pappschild an einer Tür ist zu lesen: “Wir drehen hier einen Film über die Favela. Wenn Sie etwas sagen möchten, treten Sie ein“. Männer und Frauen setzen sich vor die Kamera und erzählen.

 
 

Tropa de elite / Elitetruppe

José Padilha, Brasil, 2007
Domingo, 15/03/09, 17:30, Cap’Cine 5
 

Tropa de Elite , previsto para estrear em 2007, conta a história de dois amigos de infância, Neto e Mathias. Um que pertence à classe média e outro da classe baixa, filho de doméstica. Ambos realizam o sonho de infância de se tornarem policiais militares, dividindo o tempo entre as operações nos morros cariocas e as aulas numa faculdade particular. Decepcionados com a instituição, entram para o BOPE.

 

Hauptmann Nascimento, Leiter einer elitetruppe der Polizei von Rio, führt einen erbarmungslosen und brutalen Kampf gegen die Korruption innerhalb der Polizei und gegen die Drogenhändler, die in der Favela regieren.

 
 

Linha de passe / Eine brasilianische Familie

Walter Salles e Daniela Thomas, Brasil, 2008
Sábado, 21/03/09, 17:00, Cap’Cine 1
 

O filme conta a história de quatro irmãos que vivem na periferia de São Paulo. Com a ausência do pai, precisam lutar por seus sonhos. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos), o mais novo, procura obstinadamente seu pai que nunca conheceu. Dario (Vinícius de Oliveira), prestes a completar 18 anos, sonha com uma carreira como jogador de futebol profissional. Dinho (José Geraldo Rodrigues), frentista em um posto de gasolina, busca na religião o refúgio para um passado obscuro. Dênis (João Baldasserini), o irmão mais velho, já é pai de um filho e ganha a vida como motoboy. No centro desta família está Cleuza (Sandra Corveloni), que, aos 42 anos, está grávida do quinto filho.

 

Im Herzen São Paulos lebt die Haushälternin Cleusa armselig mit ihren vier Sähnen zusammen, die von verschiedenen Vätern stammen. Der jüngste geht zur Schule, die älteren suchen ihren Weg.

 
Programação geral do FIFF - Gesamtprogramm des FIFF
weitere Informationen: www.fiff.ch
 

 
Ciao